Série: Filipenses • Estudo Bíblico

Filipenses 4.1-9: A paz de Deus guarda quem permanece firme no Senhor

"Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Filipenses 4:6"

Ouça o podcast deste estudo

Paulo chegou ao fim do corpo da carta. Acabou de dizer que a nossa pátria está nos céus, que de lá aguardamos o Salvador e que ele transformará o nosso corpo de humilhação para ser igual ao corpo da sua glória (3.20-21). Agora tira as consequências para a vida de todo dia. Ele escreve preso em Roma, vigiado por soldados da guarda imperial (1.13), a uma cidade que entendia de soldados: Filipos era colônia romana, fundada como colônia militar, com guarnição e registro de cidadãos. Paulo pede que os crentes fiquem firmes como o soldado que não abandona o posto (v. 1) e promete que a paz de Deus fará guarda sobre o coração e a mente deles como a guarnição que vigia a cidade (v. 7).

Nestes versículos, Paulo mostra como a igreja que permanece firme no Senhor guarda a unidade, a alegria e a paz: ela pensa com a mente de Cristo, leva tudo a Deus em oração e ocupa o pensamento com o que é digno dele. A expressão “no Senhor” se repete nos vv. 1, 2 e 4: a firmeza, o acordo entre irmãos e a alegria têm o mesmo lugar, e esse lugar é Cristo.

1. Firmes no Senhor, como o soldado que não abandona o posto (Versículo 1)

Filipenses 4:1
“4.1 Portanto, meus amados irmãos, de quem tenho muita saudade, vocês que são a minha alegria e coroa, sim, meus amados, permaneçam, deste modo, firmes no Senhor.”

Contexto Histórico e Cultural

O “portanto” recolhe tudo o que veio antes: a humildade de Cristo no capítulo 2, o aviso contra os inimigos da cruz no capítulo 3 e a cidadania do céu com o Salvador que vem. A conclusão é uma só ordem, permaneçam firmes. Antes da ordem, porém, vem o afeto, e em quantidade: irmãos, amados, “de quem tenho muita saudade”, alegria, coroa, e de novo amados. Isso é amor pessoal de quem fundou aquela igreja e a quer ver de pé.

A “coroa” não é a do rei, mas a do vencedor nos jogos gregos, feita de louro ou de folhas. A imagem, que Paulo usa também para os crentes de Tessalônica (1Ts 2.19), junta dois tempos. Hoje os filipenses são a alegria de Paulo pela parceria no evangelho; no tribunal de Cristo, serão a prova de que ele não correu em vão (2.16). Esse galardão não é a salvação: a vida eterna é dom recebido pela fé, e a coroa é a recompensa que o Senhor dará ao servo pelo fruto do seu trabalho. Pentecost lembra que a coroa de louro do vencedor grego começava a murchar no instante em que o ramo era colhido, e que, quando o apóstolo põe essa coroa, descobre nela um espinho: o desentendimento de duas irmãs que o versículo seguinte vai nomear.

A ordem é “permaneçam firmes”. O verbo é raro e tem sabor militar: é o soldado que não deixa o posto por mais que a pressão cresça. Paulo já o tinha usado em 1.27, quando pediu que a igreja ficasse firme “lutando juntos pela fé do evangelho”. A firmeza, portanto, não é a teimosia de um indivíduo isolado; é a firmeza coletiva de uma igreja que luta junta.

E ela acontece “no Senhor”. Essa expressão diz onde o crente já está antes de dizer o que ele deve fazer. Ninguém fica firme para conquistar um lugar em Cristo; fica firme porque Deus já o pôs nesse lugar, e a ordem é não sair dele na prática.

Aplicação Para Hoje

A primeira lição está na ordem das coisas: o afeto vem antes da correção. Paulo vai pedir algo difícil a duas irmãs e começa dizendo o quanto ama a igreja inteira. Correção que não nasce de amor declarado soa como acusação; amor que nunca chega a corrigir vira sentimentalismo. Isso vale em casa, quando o pai corrige o filho, e vale na igreja local, quando os presbíteros chamam um irmão à conversa.

A segunda lição é sobre o que a firmeza é. Ficar firme é um termo defensivo: não é atacar nem vencer discussões, é não ceder terreno. A pergunta do versículo é onde a nossa igreja está sendo empurrada para fora do lugar que Deus lhe deu, por fora, pela cultura, ou por dentro, pelo erro e pelo desacordo, e onde cada um de nós está escorregando aos poucos daquilo em que cria. A resposta não é trocar firmeza por dureza.

Firme no Senhor é o crente que sabe que a sua cidadania está no céu, que o Salvador vem e que a sua posição em Cristo não depende da pressão do dia. Ele não precisa provar nada; precisa apenas não sair do lugar onde já foi posto. E o versículo seguinte mostra que essa firmeza tem rosto concreto: duas irmãs que precisam voltar a pensar do mesmo modo.

2. Duas irmãs, um companheiro e os nomes no Livro da Vida (Versículos 2 a 3)

Filipenses 4:2-3
“Peço a Evódia e peço a Síntique que, no Senhor, tenham o mesmo modo de pensar. E peço também a você, fiel companheiro de jugo, que auxilie essas mulheres, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, juntamente com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.”

Contexto Histórico e Cultural

Paulo quase nunca nomeia alguém numa correção, e aqui nomeia duas mulheres numa carta que seria lida em voz alta diante da igreja reunida. O desacordo era sério e conhecido, grave o bastante para chegar a Roma e ameaçar a unidade e o testemunho da igreja. Os nomes têm a sua ironia: Evódia quer dizer “boa jornada”; Síntique, “bom encontro”. A relação entre as duas não tinha nada de próspera nem de feliz.

Paulo escreve “peço” duas vezes, uma para cada irmã, e com isso se recusa a tomar partido. A igreja de Filipos nasceu entre mulheres que oravam à beira do rio (At 16.13-15), e talvez as duas estivessem entre elas. O texto diz delas pouco e firme: eram cooperadoras que “se esforçaram” com Paulo no evangelho, e o verbo, synathleō, é o mesmo de 1.27, “lutando juntos”, tirado da arena. Não lhes dá cargo nem título, e não diz a causa do desacordo; quem prega não deve inventá-la.

O que Paulo pede é que “tenham o mesmo modo de pensar”. A expressão é a mesma de 2.2 e 2.5, onde ele pediu à igreja inteira que tivesse o modo de pensar de Cristo Jesus, aquele que não se agarrou ao que era seu, esvaziou-se e se humilhou até a morte de cruz. Por isso Paulo não explica aqui como resolver o caso: o “como” já foi dado, e o modelo é Cristo. Woods, pregando sobre esse versículo, observa que para Paulo a questão não é a questão; a questão é a atitude, porque muitas vezes há uma atitude escondida atrás de um assunto. Duas irmãs podem continuar divergindo sobre um ponto e, ainda assim, voltar a ter a mente de Cristo uma para com a outra, porque o que ele pede não é uniformidade de opinião, e sim que nenhuma ponha a própria opinião acima da irmã.

O pedido passa então a um terceiro, o “fiel companheiro de jugo”, alguém de confiança que puxa a mesma carga ao lado de Paulo. Quem era, não sabemos, e o peso está na tarefa. O verbo traduzido por “auxilie” quer dizer “segurar junto” e sugere que as duas já tentavam vencer o desacordo e precisavam de uma mão amiga, não de um juiz. O caminho é o de Gl 6.1-2: os que são espirituais restauram com espírito de brandura e levam as cargas uns dos outros. Não é caso de disciplina da igreja; é caso de ajuda.

A frase final tem fundo duplo. Filipos tinha um registro cívico com os nomes dos seus cidadãos; a pátria celeste de que Paulo acabou de falar (3.20) tem o seu próprio rol, o Livro da Vida. É o livro de que Jesus fala quando manda os discípulos se alegrarem porque os seus nomes estão registrados no céu (Lc 10.20). Ele registra os que pertencem a Deus pela fé em Cristo, e nenhum crente é apagado dele, porque ninguém arrebata as ovelhas da mão do Filho (Jo 10.28); a promessa de Ap 3.5, “de modo nenhum apagarei o seu nome”, é promessa ao vencedor, não ameaça ao fraco. Paulo põe o nome de duas mulheres em conflito ao lado do Livro da Vida, e isso diz duas coisas de uma vez: o conflito não anula a posição delas, e a posição não as dispensa da reconciliação.

Aplicação Para Hoje

O texto ensina o caminho para os desacordos entre irmãos. Primeiro, cada parte procura a mente de Cristo antes de procurar ter razão. Quem se pergunta em que precisa abrir mão do que é seu, como Cristo abriu mão do que era dele, já deu o passo mais difícil. Segundo, quando não há saída, pede-se a ajuda de um irmão maduro ou dos presbíteros, com discrição: eles ouvem cada lado, não tomam partido, pedem a ambos os passos que lhes cabem e acompanham até o fim.

Terceiro, lembra-se onde os nomes estão escritos. A segurança do crente não é desculpa para continuar brigando; é o chão firme do qual se pede perdão. Quem sabe que o seu nome e o nome do irmão estão no mesmo Livro não consegue tratá-lo como adversário por muito tempo.

É preciso dizer com clareza o que esse texto não cobre. Abuso, violência, assédio ou crime não são desacordo a ser conciliado; nesses casos não há duas partes que precisam pensar igual, há uma vítima a proteger. Pedir à vítima que “faça as pazes” com quem a agrediu é usar mal o versículo. O caminho é procurar os presbíteros e, havendo crime, as autoridades, e isso é obediência, não falta de amor (Rm 13.1-4). Nos desacordos de fato, a mesa do Senhor é o lugar em que Evódia e Síntique se sentariam lado a lado toda semana, porque ali se lembra de quem se esvaziou por nós, e é dele que a igreja local recebe a mente que a reconcilia.

3. Alegrem-se sempre no Senhor, mesmo quando é difícil (Versículo 4)

Filipenses 4:4
“Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!”

Contexto Histórico e Cultural

Paulo já tinha dito “alegrem-se no Senhor” em 3.1. Agora dobra a ordem: “outra vez digo”. Quem escreve está preso e aguarda o desfecho de um julgamento; quem recebe a carta sofre, porque aos filipenses foi dada a graça de sofrer por Cristo (1.29-30). É nesse quadro que vem uma ordem, não uma sugestão, e uma ordem para a vida inteira, não para um dia.

Se a alegria pode ser mandada, ela não é um sentimento que se fabrica nem um traço de temperamento que uns têm e outros não. É uma atitude escolhida, dirigida ao pensamento e à vontade. Por isso Paulo não manda ser feliz; a felicidade depende das circunstâncias e vai embora com elas. Ele manda alegrar-se “no Senhor”, e esse é o objeto que explica o “sempre”.

Se a alegria dependesse do emprego, da saúde ou da paz entre irmãos, seria intermitente como essas coisas. Ela se apoia em Cristo, em quem o crente está e que não muda, e por isso pode ser ordenada a uma igreja que sofre. Os filipenses conheciam a cena que ilustra isso melhor do que qualquer outra, porque a igreja deles nasceu nela: por volta da meia-noite, com as costas feridas e os pés no tronco, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus na prisão de Filipos (At 16.25).

Essa alegria não é apatia. Jesus chorou diante do túmulo de Lázaro (Jo 11.35), e Paulo diz que os crentes se entristecem, mas não como os que não têm esperança (1Ts 4.13). É possível ter a alegria do Senhor e chorar ao mesmo tempo. A ordem do v. 4 não pede que o crente finja não sofrer; pede que, sofrendo, não tire os olhos de quem não muda.

Aplicação Para Hoje

Muitos esperam sentir para depois obedecer. O versículo inverte a ordem: Deus manda, e o sentimento, quando vem, segue a obediência. Isso liberta de duas armadilhas. A primeira é medir a alegria pelo entusiasmo de um culto ou cobrá-la como prova de espiritualidade.

A alegria é fruto do Espírito na vida de quem já é salvo (Gl 5.22); nunca é prova nem condição de salvação, e o irmão enlutado que chora à mesa do Senhor não está desobedecendo ao v. 4. A segunda armadilha é a oposta: a de quem passou a viver da circunstância, acorda olhando o saldo da conta, o resultado do exame e o humor da família, e perdeu de vista o Senhor. Esse precisa ouvir de novo o “outra vez digo”.

Na prática, alegrar-se no Senhor é uma decisão diária: lembrar, no começo do dia, quem Cristo é e o que ele já fez por mim, e tratar isso como o fato mais sólido da minha agenda. E, como a alegria de Paulo e Silas na prisão abriu a porta para a fé do carcereiro, a alegria de um crente no meio da dificuldade é um dos testemunhos mais fortes que a igreja local tem diante da vizinhança. O versículo seguinte fala justamente do que a vizinhança vê.

4. A cordura de quem sabe que o Senhor está perto (Versículo 5)

Filipenses 4:5
“Que a moderação de vocês seja conhecida por todos. Perto está o Senhor.”

Contexto Histórico e Cultural

A palavra que a NAA traduz por “moderação” descreve a disposição de não exigir o próprio direito até a última letra: a pessoa que, mesmo tendo a lei do seu lado, aceita menos do que lhe cabe para que a justiça não machuque. Paulo a pede não de quem está por cima, mas de uma minoria exposta à oposição de uma colônia romana. É a cordura de quem não revida, e o modelo é Cristo, que, quando insultado, não revidava, e entregava tudo ao que julga retamente (1Pe 2.23). Essa disposição deve ser “conhecida por todos”, e “todos” inclui os de fora, inclusive os que se opõem à igreja.

A frase seguinte vem solta, sem conjunção: “Perto está o Senhor.” A palavra “perto” serve tanto para proximidade no tempo quanto no espaço, e a mesma frase está no Sl 145.18: “Perto está o SENHOR de todos os que o invocam.” Lemos aqui, em primeiro lugar, a vinda do Senhor para a igreja, o arrebatamento. Paulo acabou de dizer que da pátria celeste “aguardamos o Salvador” (3.20-21), e Tiago usa a mesma linguagem: “a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5.8). “Perto” quer dizer “a qualquer momento”, não data marcada; nenhum acontecimento profetizado precisa ocorrer antes que o Senhor venha buscar os seus (1Ts 4.13-18), e marcar data é erro. O eco do salmo fica como harmônico: o Senhor que vem é o mesmo que já ouve quem ora, e por isso o v. 6 segue falando de oração.

Quem tem a pátria nos céus e espera o Salvador não precisa defender agora cada direito. Em Tg 5.9, a vinda próxima é a razão para não se queixar uns dos outros, “porque o juiz está às portas”. A cordura nasce de certeza, não de fraqueza de caráter: a conta será acertada por outro, no tribunal de Cristo, que avalia as obras dos crentes e não decide a salvação de ninguém.

Aplicação Para Hoje

Se o Senhor pode vir hoje, que direito eu posso deixar de exigir esta semana? A pergunta tem endereço. O irmão lesado numa questão pequena pode abrir mão. Os presbíteros não precisam vencer cada discussão da reunião.

A família não precisa ter a última palavra em cada conversa à mesa. E a igreja local pode ser conhecida na rua pela brandura, não pela briga: pelo vizinho tratado com paciência, pelo fornecedor pago em dia, pelo irmão que, ofendido numa rede social, não respondeu na mesma moeda. Deixar com Deus a vingança (Rm 12.19) só é possível para quem crê que Deus de fato vai julgar, e o versículo diz que isso está perto.

Cordura não é omissão. Ceder o próprio direito não é entregar o direito de quem é fraco, nem fechar os olhos diante do pecado ou do abuso; o que se cede é a causa que é só minha. Ela nasce da mesma mente de Cristo que o v. 2 pediu às duas irmãs. Quem espera o Senhor a qualquer momento vive com a mão aberta, porque sabe que nada do que entrega agora se perde diante daquele que vem.

5. Em lugar da preocupação, a oração; e a paz de Deus monta guarda (Versículos 6 a 7)

Filipenses 4:6-7
“Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”

Contexto Histórico e Cultural

O v. 6 é uma frase em duas metades. A primeira proíbe: “com coisa alguma”. A segunda manda: “em tudo”. O nada e o tudo ficam lado a lado, sem exceção. O verbo, merimnaō, é o que Jesus usou no Sermão do Monte (Mt 6.25-34), mas o dado decisivo está na própria carta: em 2.20, o mesmo verbo descreve Timóteo, que “se preocupa tão sinceramente” pelos filipenses, e ali é virtude.

Logo, o que o v. 6 proíbe não é a atenção às coisas nem o cuidado ativo com a família ou com o trabalho. É a preocupação que se instala no lugar da confiança e que, em vez de levar a agir, paralisa. Recusar-se deliberadamente a confiar em Deus é pecado. Sentir ansiedade, porém, não é por si prova de incredulidade, e o transtorno de ansiedade é condição de saúde, não falta de fé.

No lugar da preocupação, Paulo põe a oração, com as suas várias faces: a conversa ampla com Deus, a súplica urgente de quem tem falta, os pedidos concretos, e as ações de graças junto, no mesmo ato. Tudo isso deve ser “conhecido diante de Deus”. O sentido não é informar a Deus, que sabe do que precisamos antes que lhe peçamos (Mt 6.8); é pôr diante dele, trazer os pedidos para a presença de quem é Pai e deixar ali o fardo. Agradecer na situação não é chamar o mal de bem; é agradecer a Deus, que está nela e a governa. Wiersbe nota que temos a tendência de orar pelas coisas grandes da vida e esquecer de orar pelas pequenas, até que elas cresçam e se tornem grandes, e que conversar com Deus sobre tudo o que diz respeito a nós é o primeiro passo para vencer a preocupação.

O v. 7 é o resultado. Quem apresenta os pedidos a Deus recebe “a paz de Deus”, expressão que só aparece aqui em todo o Novo Testamento. Ela não é a paz com Deus de Rm 5.1, que o crente recebeu uma vez, pela fé, quando foi justificado; essa é posição e nunca muda. A paz de Deus é a experiência dessa posição: a tranquilidade que vem de Deus e que pode faltar num dia difícil sem que a posição se altere. Ela “excede todo entendimento” nos dois sentidos: é melhor do que qualquer solução que o crente planeje e maior do que ele consegue explicar.

E ela “guardará”. O verbo é de sentinela, o mesmo que descreve os crentes “guardados pelo poder de Deus” (1Pe 1.5). Os filipenses viam todo dia a guarnição romana guardando a cidade, e quem escreve é um preso acorrentado a um guarda (1.13). Paulo diz que a paz de Deus também monta guarda, sobre “o coração e a mente”, a pessoa interior inteira, o que ela sente e o que ela pensa. A guarnição tem endereço, “em Cristo Jesus”: a paz não guarda o crente por esforço da mente; guarda-o na união com Cristo.

E isso define o alcance da promessa. A paz do v. 7 não é promessa de livramento, de cura nem de resposta afirmativa ao pedido. É guarda do coração e da mente no meio da dificuldade, e vale quer o pedido seja atendido, quer não. Paulo escreve isso ainda preso.

Aplicação Para Hoje

O exercício mais simples que o texto propõe é transformar a lista de preocupações em lista de pedidos, com um motivo concreto de gratidão em cada um. O que me tira o sono vira assunto de conversa com o Pai, e a conversa começa agradecendo. As chaves perdidas, a reunião de amanhã, o filho que não liga, a conta que não fecha: nada é pequeno demais para ser posto diante de Deus, e nada é grande demais para ele. E Deus não é o último recurso, aquele a quem se recorre quando todo mundo já se cansou de ouvir a nossa história; é o primeiro.

O texto também exige uma palavra de cuidado. Transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, insônia prolongada e depressão são condições de saúde. Procurar médico e psicólogo é cuidar do corpo que Deus deu, e a oração continua durante o tratamento; o versículo manda apresentar os pedidos a Deus e não proíbe os meios que ele pôs à mão. A igreja local acompanha quem sofre sem culpá-lo: ora com ele, visita, ajuda a buscar atendimento. Quem pensa em tirar a própria vida precisa falar com alguém de confiança e com os presbíteros, e pode ligar para o CVV, no número 188, a qualquer hora.

Por fim, é preciso não esperar do versículo o que ele não promete. A tempestade pode continuar e a noite ainda ser escura; o que muda é o crente que orou. A paz de Deus não é a placidez de quem ignora o que deveria preocupar; é a calma de quem entregou o peso a alguém maior. E a falta dessa paz num dia difícil não diz nada sobre a salvação de ninguém; diz apenas que é hora de voltar ao caminho do v. 6, porque a sentinela continua no posto, e o seu nome é Cristo Jesus.

6. O que deve ocupar o pensamento (Versículo 8)

Filipenses 4:8
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.”

Contexto Histórico e Cultural

Paulo diz “finalmente” pela segunda vez na carta e fala a “irmãos”: o versículo é para quem já está em Cristo. Seis vezes repete “tudo o que”, e cada expressão abre uma categoria larga. “Verdadeiro” é o que corresponde à realidade como Deus a fez, o contrário do falso. “Respeitável” é o que tem peso e seriedade, o contrário do pensar fútil; fora daqui, a palavra, semnos, só aparece nas qualidades exigidas dos diáconos, de modo que o que Paulo pede da mente de todos é o que pede da conduta dos que servem.

“Justo” é o que se conforma ao caráter de Deus. “Puro” é o que não está misturado com impureza, nos motivos e nos atos. “Amável” é o que agrada e promove paz em vez de conflito, o que não é nada abstrato numa igreja com duas irmãs em desacordo. “De boa fama” é o que pode ser dito em público sem vergonha.

Várias dessas palavras os filipenses conheciam da filosofia moral do seu tempo, e Paulo não tem medo delas, porque o verdadeiro e o digno continuam verdadeiros e dignos onde quer que apareçam. O critério, porém, não é a cultura: é o caráter de Deus e o ensino e o exemplo apostólico que o v. 9 põe como medida. Por isso o v. 8 não é pensamento positivo nem técnica de autoajuda. A pergunta que ele faz não é se o pensamento é agradável, mas se é bíblico.

O verbo final merece atenção. “Seja isso o que ocupe o pensamento” traduz a palavra da contabilidade, a mesma da imputação: a fé de Abraão “lhe foi creditada” como justiça (Rm 4.3). Não manda “pensar bonito”; manda avaliar e levar em conta. Dean explica a imagem: se você fosse contador, teria numa coluna os débitos e na outra os créditos, e, quando quer creditar alguma coisa na conta de alguém, isso se chama imputação; é esse o verbo, logizomai, usado para imputar justiça a alguém, considerá-lo justo. Aplicado à mente, o verbo pede o hábito de pesar cada pensamento e dar lugar ao que passa no teste.

Não se pode impedir que os pássaros voem sobre a nossa cabeça, como se costuma dizer, mas pode-se impedir que façam ninho no cabelo. Todos temos pensamentos maus e ansiosos; eles vêm da natureza caída. Ter o pensamento não é o problema. O problema é aquele em que se decide morar.

Aplicação Para Hoje

O versículo é um crivo de seis perguntas para tudo o que entra pela tela, pela conversa e pela leitura. Antes de dar a um assunto o espaço da mente, pergunto: é verdadeiro ou é boato? É sério ou é fútil? É justo?

É puro? Promove paz ou alimenta briga? Posso dizer isso em voz alta diante da igreja? Paulo descreve esse trabalho em outra carta como levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo (2Co 10.5).

O versículo não manda reprimir pensamentos nem fingir que não existem. Quem sofre com pensamentos intrusivos ou com ansiedade persistente não desobedece ao v. 8 por tê-los; como no caso do v. 6, buscar ajuda e tratamento é cuidado, não falta de fé. O que o versículo dá é o rumo: encher a mente da Palavra de Deus, memorizá-la, conversar sobre ela com os irmãos e deixar que ela ocupe o espaço que o medo e a amargura gostariam de tomar. E há um lugar onde todas as seis qualidades se veem de uma vez, em pessoa: Jesus Cristo.

Nele tudo é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e de boa fama. Quem ocupa o pensamento com Cristo começa a enxergar no irmão o que o Espírito já operou nele, em vez de catalogar os seus defeitos. Se Evódia olhasse para Síntique procurando o que há de Cristo nela, e Síntique fizesse o mesmo, o desacordo do v. 2 teria encontrado o caminho da paz.

7. Praticar o que aprenderam, e o Deus da paz estará com vocês (Versículo 9)

Filipenses 4:9
“O que também aprenderam, receberam e ouviram de mim, e o que viram em mim, isso ponham em prática; e o Deus da paz estará com vocês.”

Contexto Histórico e Cultural

Os quatro primeiros verbos narram o que os filipenses já fizeram, e formam dois pares. “Aprenderam” e “receberam” falam do ensino: o segundo, paralambanō, é o verbo da tradição apostólica, o mesmo com que Paulo diz aos coríntios que lhes transmitiu o evangelho que também recebera (1Co 15.1-3). “Ouviram” e “viram” falam do exemplo: os filipenses conheciam o apóstolo e tinham visto como ele vivia e como reagia às circunstâncias, desde a prisão de Filipos até a prisão de Roma. Ensino e vida andavam juntos nele, e por isso ele podia pedir sem constrangimento o que já tinha pedido em 3.17: “sejam meus imitadores”.

Imitar Paulo não é obediência cega a um líder humano. É seguir um modelo apostólico que se confere pela Escritura, porque o que ele ensinou e viveu era o evangelho; ele mesmo limita o pedido com a frase “como também eu sou de Cristo” (1Co 11.1). Os presbíteros de hoje também são exemplo e também se conferem pela Palavra, como os crentes de Bereia, que examinavam as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim (At 17.11).

Só o último verbo, prassō, é uma ordem: “ponham em prática”. A forma pede prática repetida, hábito, e não ato isolado. A paz vai e vem na vida de muitos crentes justamente porque essa prática não virou hábito. E a promessa que fecha o trecho responde à do v. 7.

Lá, a paz de Deus guarda o coração e a mente; aqui, o Deus da paz estará com eles. Primeiro o dom, depois o Doador, e o dom não vem sem o Doador. A promessa não é condição para não ser abandonado, porque o crente nunca está sem Deus. O que a prática traz é a experiência da comunhão com o Deus da paz, o andar com ele que se sente no dia a dia.

Aplicação Para Hoje

A maturidade cristã não se mede pelo que a pessoa sabe, mas pelo que ela faz com o que sabe. Tiago diz o mesmo: sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes (Tg 1.22). O remédio do versículo é concreto: escolher uma coisa aprendida nesta semana e pô-la em prática antes do próximo domingo. Pedir perdão àquele irmão.

Trocar uma hora de tela por uma hora na Palavra. Começar o dia entregando a Deus, com gratidão, o que mais pesa. A bênção vem sobre o crente à medida que ele traduz em ação a verdade que a sua mente recebeu.

E o versículo pergunta também quem aprende comigo. Alguém observa como eu vivo: um filho, um irmão novo na fé, um colega de trabalho. O que essa pessoa vê e ouve em mim combina com o que eu ensino? O exemplo não precisa ser perfeito; precisa ser verdadeiro e apontar para Cristo.

Lidos lado a lado, o v. 7 e o v. 9 fecham o trecho e a mensagem inteira. A paz de Deus guardará; o Deus da paz estará. Não é a técnica de pensar bem que dá a paz; é Deus quem a dá, e quem a dá vem junto. Ele a dá por meio daquele que Isaías chamou de Príncipe da Paz (Is 9.6), o Filho que se esvaziou, morreu na cruz e vive, e em quem a igreja local permanece firme, unida, alegre e em paz, até o dia em que o Senhor, que está perto, venha buscá-la.

Continue Estudando

← Filipenses parte 8
Filipenses parte 10 →

Referências Bibliográficas

• Bing, Charlie. GraceNotes. gracelife.org.

• Chafer, Lewis Sperry. He That Is Spiritual. Edição revista.

• Constable, Thomas L. Notes on Philippians. Edição de 2026. soniclight.com.

• Crisóstomo, João. Homilia 13 sobre Filipenses. newadvent.org.

• Dean, Robert, Jr. Philippians (2022), aulas 084 a 105.

• Fee, Gordon D. Paul’s Letter to the Philippians. NICNT. Grand Rapids: Eerdmans, 1995.

• Guzik, David. Philippians 4. enduringword.com.

• Hawthorne, Gerald F.; Martin, Ralph P. Philippians. WBC 43. Edição revista. Nashville: Thomas Nelson, 2004.

• Hellerman, Joseph H. Philippians. EGGNT. Nashville: B&H Academic, 2015.

• Ironside, H. A. Notes on the Epistle to the Philippians. 2ª ed. Nova York: Loizeaux, 1927.

• LeBoutillier, Paul. Philippians 4, parte 1. lifebibleministry.com.

• Lightfoot, J. B. Saint Paul’s Epistle to the Philippians. Londres: Macmillan, 1898.

• Lightner, Robert P. Philippians. Em The Bible Knowledge Commentary: New Testament. Wheaton: Victor, 1983.

• McGee, J. Vernon. Notes and Outlines: Philippians. Blue Letter Bible.

• O’Brien, Peter T. The Epistle to the Philippians. NIGTC. Grand Rapids: Eerdmans, 1991.

• Pentecost, J. Dwight. The Joy of Living. Grand Rapids: Zondervan, 1973.

• Swindoll, Charles R. Insights on Philippians, Colossians, Philemon. Carol Stream: Tyndale, 2017.

• Vine, W. E. Expository Dictionary of New Testament Words. Verbetes citados no texto.

• Walvoord, John F. Exposição de Filipenses 4 publicada em walvoord.com (página sem assinatura).

• Wiersbe, Warren W. Be Joyful. 2ª ed. Colorado Springs: David C Cook, 2008.

• Woods, Andrew M. Philippians, sessões 10 e 11. Sugar Land Bible Church, 2020.

• Wuest, Kenneth S. Philippians in the Greek New Testament. Grand Rapids: Eerdmans, 1942.

Resumo Visual

Infográfico

Vídeo de Aprofundamento


Exercícios de Fixação

Teste seu conhecimento. Leia a pergunta, tente responder mentalmente e clique para conferir.

Cartão 1 Acertos: 0
Pergunta
Carregando...
(Clique para virar)
Resposta
...

Ver todos
Gostou? Compartilhe: